top of page
Buscar
  • GMA PescArte

Rancho de pescador



Aquela casinha modesta que pousa sobre a areia da praia, de madeira, que já sofreu com o tempo e tem a aparência envelhecida, mas tem uma vista fascinante para o mar: o rancho de pesca. Essa casinha que se repete nas praias litoral afora, materializa parte do trabalho do pescador no espaço, pois é onde guarda seus equipamentos de trabalho, suas embarcações e suas histórias.

Os ranchos são de uma simplicidade arquitetônica, possuem um característico telhado de duas águas e generosas portas para abrigar embarcações nos períodos entre as safras. Esses ranchos possuem uma grande importância na vida cotidiana do pescador, pois guardam redes, cestos, cordas, alguns possuem cozinha e espaço para limpeza do pescado, são verdadeiros espaços de apoio ao ofício da pesca. Funcionam também como centros de vivência dos trabalhadores, pois abrigam também conversas, trabalho, brincadeiras, conhecimentos e histórias de pescadores que chegam e dos que aguardam a sua hora de ir para o mar.

O Rancho de Pesca Cultural ou Rancho do Seu Getúlio, na praia do Campeche, é um exemplo da riqueza e da resistência representada nesses espaços. O local, que está há mais de 70 anos na orla, já deu lugar, além das atividades corriqueiras da pesca, a diversos eventos voltados a comunidade, como aulas de música, cursos de formação de remadores de canoa, exposições de fotos e artesanatos e até um Cineclube. Lá também é lar da Associação de Pescadores Artesanais do Campeche, órgão que representa os pescadores dessa região.

Assim como a pesca artesanal, aos poucos os ranchos estão sumindo das paisagens das orlas. O crescimento do turismo e a valorização desses espaços, contribuíram para que as orlas, que antes eram refúgio de famílias humildes e que faziam do mar seu meio de vida, se transformem em lugares mais desenvolvidos. Os restaurantes, hotéis e casas de veraneio vêm cada dia mais tomando esses espaços.

Os ranchos guardam uma rede infinita de saberes do homem com o mar, quando você estiver passeando por uma orla e avistar um rancho, tente vê-lo como mais do que uma casinha de madeira caidinha, e sim um centro cultural, ancestral e imaterial por trás de suas portas. Tente imaginar as histórias que por ali já aconteceram e já foram contadas.


Foto: Ranchos Ponta do Sambaqui. Por Silwittmann/via Flickr.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Existe um método para a leitura da paisagem?

O GMA PescArte vêm colocando em sua página do Instagram o Papo Cultural com o professor Dalmo Vieira, neste post traremos a transcrição de um trecho desse papo onde Dalmo explica sobre os métodos de l

bottom of page